O que é um Fundo de Investimento Imobiliário (FII)?
Um Fundo de Investimento Imobiliário, também conhecido pela sigla FII, é simplesmente um grupo de pessoas com o objetivo comum de investir em ativos imobiliários.
Ou seja, um FII pode ser pensado como um investimento realizado por meio da bolsa de valores, onde o investidor pode adquirir uma ou mais cotas do fundo e se beneficiar da valorização da ação e da participação nos lucros por parte do gestor do fundo do FII.
Os recursos que todos investem no fundo na forma de cotas são administrados por um gestor que é responsável por encontrar e executar os investimentos mais interessantes e garantir retornos adequados do fundo.
Os ativos adquiridos normalmente são os próprios empreendimentos imobiliários, como prédios, shopping centers e armazéns de distribuição. No entanto, os FIIs também podem realizar outros investimentos relacionados ao setor imobiliário. Isso significa que alguns fundos investem em títulos imobiliários (cartas de crédito imobiliário e títulos de dívida imobiliária) e até mesmo em cotas de outros FIIs.
Que tipos de fundos de investimento imobiliário (FIIs) existem?
Existem diferentes tipos de fundos imobiliários no mercado, cada um com diferentes estruturas, estratégias e carteiras de ativos. No entanto, os FIIS podem ser classificados em 3 tipos principais:
1. Fundo de tijolo
Estes são principalmente fundos centrados no desenvolvimento físico. A política do Brick FII é investir na aquisição, construção ou locação de imóveis comerciais como: Centro Comercial; Universidade; prédio comercial; agência bancária; Centro de distribuição; galpões e armazéns; hospital;
O objetivo do Brick Fund é encontrar pessoas e empresas interessadas em utilizar os imóveis que adquirem. Em contrapartida, o FII receberá renda mensal de aluguel, que será distribuída aos cotistas.
2. fundo de papel
A estratégia do Paper FII é investir em instrumentos financeiros relacionados ao mercado imobiliário, como LCIs, CRIs, títulos imobiliários e participações em outros fundos imobiliários.
O rendimento do Fundo provém dos juros e dividendos pagos sobre estes títulos ou da sua venda.
3. Fundo de Fundos (FOF)
Os Fundos de Fundos, também conhecidos como FOFs, são fundos que investem em ações de outros FIIs, sejam eles de papel, tijolos ou outros FOFs.
Portanto, um investimento dá acesso a vários FIIs, o que é uma boa forma de diversificar neste mercado. Quatro. risco padrão Os inquilinos podem não cumprir as suas obrigações para com os seus senhorios, ou seja, não pagar a renda. Além da redução do rendimento de rendas, um incumprimento poderá resultar em custos legais adicionais para o Fundo.
A capacidade de realizar investimentos seguros e rentáveis é um grande atrativo dos fundos imobiliários. Porém, como todos os outros tipos de investimentos, os FIIs apresentam muitos riscos e características especiais que precisam ser considerados.
Tudo isso tem como objetivo principal garantir que um fundo imobiliário se encaixe no seu perfil de investidor. Não saber determinar se esse tipo de papel é interessante para o seu portfólio pode afetar o sucesso do seu investimento. Portanto, não participe de nenhum fundo sem compreender o conteúdo do fundo e a situação econômica atual.