O que é Finanças na Administração

 

IMG 0804

As finanças são a gestão do dinheiro, principalmente em relação a empresas, organizações ou governos. Elas lidam com as questões de como um indivíduo, empresa ou governo adquire o dinheiro necessário – chamado capital no contexto da empresa – e como eles gastam ou investem esse dinheiro. As finanças, por norma, dividem-se pelas seguintes categorias principais: finanças corporativas, finanças pessoais e finanças públicas.

Ao mesmo tempo, o financiamento é sobre o “sistema” geral  – isto é, os mercados financeiros que permitem o fluxo de dinheiro, via investimentos e outros instrumentos financeiros, entre e dentro dessas áreas; esse “fluxo” é facilitado pelo setor de serviços financeiros.

Um foco principal nas finanças é, portanto, o gerenciamento de investimentos – chamado gerenciamento de dinheiro para indivíduos e gerenciamento de ativos para instituições – e o financiamento inclui as atividades associadas à negociação de valores mobiliários e corretagem de ações, banco de investimentos, engenharia financeira e gerenciamento de riscos.

Mais abstratamente, o setor financeiro se preocupa com o investimento e a implantação de ativos e passivos no “espaço e tempo”: ou seja, trata-se de realizar avaliação e alocação de ativos hoje, com base no risco e incerteza de resultados futuros, incorporando o valor temporal do dinheiro (determinando o valor presente desses valores futuros, “desconto”, requer uma taxa de desconto apropriada ao risco). As principais teorias financeiras podem ser amplamente divididas entre as seguintes categorias: economia financeira, finanças matemáticas e teoria da avaliação .

Como um campo acadêmico, a teoria financeira é estudada e desenvolvida nas disciplinas de administração , econômia financeira ,contabilidade e matemática aplicada.Da mesma forma, dada sua ampla aplicação, existem várias qualificações profissionais relacionadas que podem levar ao campo.

Como o debate sobre se o financiamento é uma arte ou uma ciência ainda está aberto, houve esforços recentes para organizar uma lista de problemas não resolvidos no setor financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *