Imagem: Internet |
Encurtadores de links: o que são?
Uma das principais fonte de renda de canais pequenos do youtube, sites e até mesmo blogs são encurtadores de links monetizados. sabendo disso preparamos alguns pontos positivos e negativos de utilizar estes encurtadores para gerar receita á partir de visitas.
A febre dos encurtadores de links surgiu em meados de 2016 quando o You tube estava en assesão no brasil e, junto com os encurtadores chegaram também diversas plataformas que prometiam monetizar conteúdo fora do google adsense como por exemplo a empresa MACHINIMA que monetizava criadores de conteúdos selecionados no You tube.
Como funcionam os encurtadores de Links?
Os encurtadores de Links basicamente encurtam um link, e neste link que lhe é gerado geralmente encaminha quem o acessa a uma página com anúncios e depois de certo tempo vendo os anúncios o conteúdo é liberado para o usuário final. Alguns encurtadores até mesmo solicitam cliques em anúncios para que assim seja liberado o conteúdo que o visitante quer ver, Vale ressaltar que induzir cliques é contra as políticas de plataformas que monetizam conteúdos como o Google Adsense dentre outras.
Alguns encurtadores de Links no entanto funcionam de maneira diferente:
O conteúdo final é liberado após o usuário ler alguma publicação ou propaganda exibidos. Essa prática também não é uma das mais recomendadas pelas plataformas de monetização, que prezam sempre pela experiência do usuário e principalmente pelo tráfego orgânico seja de impressões ou de cliques em anúncios.
Algumas plataformas são mais intrusivas que outras, podendo além de induzir cliques colocar vírus e trojans nos celulares e computadores que acessarem os links encurtados de terceiros, por isso é sempre bom tomar bastante cuidado ao clicar em links na internet uma vez que quando você clicar, poderá perder ou ter seus arquivos vazados.
Então antes de clicar em qualquer link na internet, verifique se quem publicou é de confiança e principalmente se aquele conteúdo tem recomendações e/ou qualificações.