Com o decorrer do ano, os gastos tendem a aumentar: material escolar, matrícula dos filhos, IPVA e impostos costumam alavancar custos que dificultam o equilíbrio das finanças.
Uma das ferramentas para se organizar financeiramente e terminar 2023 com o pé direito são os livros sobre finanças pessoais.
De organização financeira a investimentos, existem dezenas de livros sobre finanças pessoais que podem te direcionar através de lições valiosas de quem já conquistou o sucesso financeiro.
Selecionamos os 10 melhores livros sobre o tema para que você amadureça seu mindset financeiro e alcance maior prosperidade. Para saber mais, continue a leitura do artigo!
Seleção de ouro: 10 melhores livros sobre finanças pessoais para ler ainda em 2023
1. Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki
Seria um erro começar a lista sem citar o livro que vendeu 30 milhões de exemplares em 80 países e tornou-se uma referência mundial quando o assunto é educação financeira.
Em um dos melhores livros sobre finanças pessoais de todos os tempos, Kiyosaki ensina como construir a riqueza através da inteligência financeira contando a história de dois pais, um que possui a mentalidade direcionada para o acúmulo de riquezas e investimentos e outro com a mentalidade pobre, configurada para trabalhar, pagar as contas e sobreviver.
O autor ainda oferece conselhos valiosos para quem deseja ensinar seus filhos a lidar com dinheiro e alerta sobre as armadilhas que capturam aqueles que acreditam que tirar boas notas na escola e ter um bom emprego é sinônimo de segurança financeira.
Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki
2. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker
Através deste livro, T. Harv Eker explora as crenças que formamos desde a infância e que direcionam sua vida financeira – o modelo de dinheiro – e como é possível substituir uma mentalidade destrutiva pelos arquivos da riqueza.
Os arquivos da riqueza são uma série de 17 crenças que explicam porque os ricos prosperam e como lidam com o dinheiro. Em um dos melhores livros sobre finanças pessoais já escritos, também existem lições ao final de cada capítulo para que você consiga colocar os arquivos em prática e transformar sua mentalidade.
O autor ainda fala sobre como aumentar seu patrimônio líquido, administrar seu dinheiro com efetividade e ser remunerado por seus resultados ao invés de por horas trabalhadas.
Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker
3. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason
O homem mais rico da Babilônia é um clássico que baseia-se nos segredos de prosperidade usados na cidade mais rica de seu tempo – a Babilônia.
Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, Clason discorre sobre como construir renda para o futuro e alcançar independência financeira, não atrasar o pagamento das obrigações financeiras, evitar falta de dinheiro e muito mais.
Considerado um dos grandes livros sobre finanças pessoais, “O homem mais rico da Babilônia” é composto por 11 parábolas e traz lições atuais e completamente aplicáveis – apesar de a primeira das 11 ter sido escrita em 1926.
O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason
4. Casais inteligente enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi
Que casal nunca teve desentendimentos e frustrações gerados pela forma como cada um lida (ou não) com o dinheiro da família?
Em um dos melhores livros sobre finanças pessoais para casais, Gustavo Cerbasi ensina como é possível estabelecer as conversas sobre dinheiro, alinhar expectativas e planejar um futuro próspero com metas conjuntas.
O best-seller que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares também descreve os perfis financeiros individuais e do casal, pontuando como desenvolver o perfil de investidores e alcançar a verdadeira segurança financeira.
Casais inteligente enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi
5. Quem pensa enriquece – Napoleon Hill
Por mais de 20 anos, Napoleon Hill dedicou-se a descobrir o segredo que cria milionários – e conseguiu! Baseado na ascensão das 500 maiores fortunas mundiais, o best-seller, publicado em 1937, traz 13 características comuns a todos estes milionários.
Considerado um dos maiores livros sobre finanças pessoais de todos os tempos, mais de 30 milhões de exemplares foram vendidos em todo mundo e Hill traz verdadeiras lições sobre como transformar metas em ações e ter o processo de tomada de decisão financeira voltado para o enriquecimento.
Quem pensa enriquece – Napoleon Hill
6. O milionário mora ao lado – Thomas Stanley e William Danko
Os surpreendentes segredos dos ricaços americanos foram revelados por Stanley e Danko neste best-seller que ficou por um ano na lista dos mais vendidos do New York Times.
Como você imagina que um milionário vive? Carros de luxo? Grandes mansões? Um dos melhores livros sobre finanças pessoais revela que, na verdade, essas pessoas levam uma vida simples, passando despercebidas pela maioria das pessoas e pode ser, inclusive, seu vizinho (daí o nome do livro).
O conteúdo é fundamentado em mais de 20 anos de pesquisas com milionários e mostra qual estilo de vida, verdadeiramente, contribui para a construção e manutenção da riqueza.
O milionário mora ao lado – Thomas Stanley e William Danko
7. Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi
Imagine ter um guia com todos os pontos-chave que você precisa conhecer para ter uma vida financeira organizada. Seria ótimo, certo? E ele existe!
“Como organizar sua vida financeira” é um dos grandes livros sobre finanças pessoais por ser completo: trata sobre administração de dívidas, orçamento doméstico, utilização de crédito, investimentos e muitos mais.
O livro traz, ainda, alternativas para assegurar seu patrimônio e renda para ter uma vida financeira segura e tranquila.
Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi
8. Quero ficar rico – Rafael Seabra
Tudo o que você precisa saber sobre dinheiro e criação de riqueza em 60 minutos. Essa é a proposta do livro escrito por Rafael Seabra em 2016 para mostrar as melhores estratégias para enriquecer com inteligência.
De fácil leitura, pode ser considerado um dos melhores livros sobre finanças pessoais por trazer de forma sucinta, porém bem estruturada, os passos para uma vida financeira saudável. Os segredos para alcançar seus objetivos financeiros e acabar com problemas financeiros são alguns dos tópicos abordados pelo autor.
Quero ficar rico – Rafael Seabra
9. Adeus, aposentadoria – Gustavo Cerbasi
Você ainda acredita que conseguirá alcançar sua aposentadoria se depender apenas do poder público? Se sim, você precisa ler este livro!
Em “Adeus, aposentadoria”, Cerbasi aborda os motivos pelos quais é inviável contar com o auxílio mensal do governo para parar de trabalhar no futuro e descreve planos personalizados para que o leitor consiga se planejar para conquistar independência financeira, seja qual for sua idade.
Além disso, o livro também aborda as modalidades de investimentos para aposentadoria considerando seus pontos positivos e negativos.
Adeus, aposentadoria – Gustavo Cerbasi
10. A mente acima do dinheiro – Brad Klontz e Ted Klontz
Ansiedade, estresse, preocupações. Você sabe qual é o impacto das emoções em sua vida financeira? O livro “A mente em cima do dinheiro” explica!
Esse é um dos principais livros sobre finanças pessoais quando o assunto é comportamento financeiro. Os autores exploram as 12 disfunções financeiras mais comuns e como solucioná-las para estabelecer uma boa relação com o dinheiro.
A mente acima do dinheiro – Brad Klontz e Ted Klontz
Através dos melhores livros sobre finanças pessoais é possível se conectar a grandes mentes e obter diretrizes claras de como agir. Porém, devido a fatores como falta de tempo, falta de conhecimento técnico e bloqueios emocionais, você pode sentir dificuldades em implementar todas as técnicas aprendidas sem o auxílio de alguém que realmente entenda do assunto.