Imagem Internet
Passo a passo para abrir uma empresa
A formalização do seu negócio e o registro da sua empresa exige alguns passos até que você tenha seu CNPJ com alvará em mãos e possa empreender 100% regularizado. Abaixo, separamos o passo a passo:
Você vai precisar de alguma paciência, um bom contador te orientando, como a Contabilizei, e alguns documentos necessários para protocolar na Junta Comercial do seu Estado e também na Prefeitura da sua cidade.
1. Elabore um plano de negócio
Ter um plano de negócio que sirva como um guia para colocar a sua empresa em funcionamento e, posteriormente, em um alto patamar é o primeiro grande passo. Com ele, ficará mais fácil definir os caminhos para o seu negócio crescer.
A seguir, veja algumas etapas que os especialistas da Contabilizei consideram importantes para estabelecer no seu plano de negócio:
- Descrição, diferencial e missão do seu empreendimento;
- Os produtos, serviços e os principais benefícios;
- Público-alvo;
- Análise de mercado e da concorrência;
- Análise de fornecedores;
- Plano de marketing;
- Plano operacional;
- Plano financeiro.
2. Defina o modelo de negócios da sua empresa
Procure um modelo de negócio que melhor se adapte ao seus objetivos de crescimento, atenda seus clientes e permita que você maximize o seu resultado. São modelos de negócios:
Franquia
É um modelo para distribuição e comercialização de produtos, ou serviços que se baseia em adquirir o direito de comercializar um determinado produto, seguindo rigidamente as regras do franqueado.
Assinatura
Modelo bastante tradicional, a assinatura se dá pela concessão de produtos ou serviços ao usuário mediante pagamento de uma taxa recorrente (geralmente é mensal).
Freemium
Tendo surgido como uma variação moderna do modelo de assinatura, o modelo freemium oferece um serviço Gratuito mas com limitações e uma versão Premium completa e paga.
Marketplace
Neste modelo grandes varejistas alugam para uma player menor um espaço no seu marketplace, seja loja virtual ou física.
Economia Colaborativa
O método da economia colaborativa se dá pela conexão de interesses econômicos de empresas que se complementam em serviços ou produtos, oferecendo uma rede de soluções para os clientes.
3. Contrate um Contador de confiança
Agora que você já está estudou o mercado, levantou seus gastos e definiu seu local de trabalho, chegou a hora de abrir sua empresa. Para dar entrada no processo, é necessário que você contrate um escritório de contabilidade com experiência em abertura de micro e pequenas empresas.
O contador responsável irá te explicar como abrir a sua empresa e será o responsável por confeccionar e emitir os documentos exigidos pelos órgãos públicos, além de fornecer as orientações e assessoria necessária para iniciar sua empresa. Lembre-se: a Contabilizei faz todo o processo de abertura da sua empresa online, grátis e de forma prática e segura.
4. Escolha o tipo de empresa para abrir: MEI, ME ou EPP
Os portes mais comuns de empresas que você pode escolher são: MEI. ME ou EPP.
O MEI é uma primeira categoria, mais simples e com algumas limitações em relação a sócios, faturamento e funcionários. Já na ME e EPP as possibilidades são bem maiores e dá para constituir o seu negócio de acordo com a sua necessidade.
Vale lembrar que a Contabilizei atende diversos tipos de micro e pequenas empresas se você precisar de apoio na hora de decidir o porte do seu negócio.
5. Defina a Natureza Jurídica da empresa: EI, SLU ou LTDA
Após definir o porte de empresa, é hora de definir a natureza jurídica do seu negócio, que nada mais é do que a forma de constituição da empresa: quem são os sócios, a participação de cada um na empresa e o investimento inicial.
Essas informações vão constar no contrato social, documento que normalmente é elaborado pelo contador, como aqui na Contabilizei, com as informações fornecidas por você.
6. Escolha as atividades para exercer (CNAEs)
A escolha das atividades em sua empresa são fundamentais para garantir que você possa executar todos os serviços que planejou inicialmente e também garanta a melhor tributação para sua operação.
É importante descrever de forma detalhada todos os seus planos para o contador que irá conduzir seu processo de abertura. Com estas informações, o profissional irá enquadrar suas atividades em códigos, chamados de CNAEs – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, tabela disponibilizada pelo IBPG
Você pode ter mais de uma CNAE em seu CNPJ, porém um deles deverá ser classificado como principal e os demais serão incluídos como secundários.
7. Defina o regime tributário: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real
Após definir o porte, a forma de constituição e suas atividades, chegou a hora de definir o melhor regime tributário para sua empresa
É imprescindível contar com a ajuda de uma contabilidade com experiência para lhe auxiliar neste processo para garantir que você não pague mais do que precisa.
Via de regra, as empresas que estão começando são mais vantajosas no Simples Nacional, tendo em vista que as alíquotas são mais baixas, as declarações são simplificadas e a burocracia é menor. Mas essa resposta só pode ser dada por um profissional após a análise de suas atividades e projeções de faturamento e custos.
8. Elabore o contrato social com a participação dos sócios
O Contrato Social é a certidão de nascimento da empresa. Nele que irão constar todos os dados básicos do negócio, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, entre várias outras coisas! Toda empresa no Brasil necessita de um contrato social para poder operar e se registrar nos órgãos públicos. Ele será utilizado também para participar de licitações do governo e realizar a abertura da sua conta bancária.
Importante também que o contrato define quem são os sócios e, por isso, os responsáveis legais da empresa.
9. Faça o registro da empresa na Junta Comercial
Bem, falamos de escolhas, impostos, agora falta a documentação. Os documentos variam muito dependendo do Estado e da sua cidade, pois existem grandes diferenças de uma Prefeitura para outra, além de diferentes exigências para cada atividade comercial.
Você pode fazer todo o processo de abertura de empresa sozinho, uma vez que a contabilidade só é obrigatória após o recebimento do CNPJ. Mas orientação e apoio ajudam muito no processo, além de evitar algumas dores de cabeças futuras. Caso prefira, a Contabilizei faz a abertura da sua empresa sem dor de cabeça, e ainda de forma gratuita.
Confira abaixo quais são os documentos necessários para abrir uma empresa:
- RG e CPF;
- Comprovante de endereço;
- Se casado(a), certidão de casamento;
- Cópia do IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou a indicação fiscal do imóvel onde a empresa será instalada.
10. Obtenha o alvará de localização e funcionamento
Atenção: Essa etapa é obrigatória somente para alguns tipos de empresas. Caso esteja abrindo a empresa com a Contabilizei, consulte nossos especialistas se há necessidade dessa etapa para a sua atividade.
O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa a exercer as suas atividades em determinados locais de acordo com as normas estabelecidas. Ele é concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.
Levando isso em consideração, o empreendedor na fase do plano de negócios pode começar a pensar no assunto. Afinal de contas, antes de alugar ou comprar o imóvel onde será o local de atuação da empresa precisa saber se será possível seguir com a decisão.
E empresas que são abertas dentro de um endereço residencial precisam de alvará de funcionamento?
Depende. Em geral, a atividade não pode envolver armazenamento, carga ou descarga de mercadorias. Também é necessário ter atenção em relação à circulação de pessoas no local, que não pode ser grande.
11. Faça a Inscrição Estadual ou Municipal
De acordo com o tipo de empresa – serviço ou comércio é necessário realizar a inscrição do estado e município.