Novo auxílio de 850 reais: como sacar Benefício?

Novo auxílio de 850 reais: como sacar Benefício?

O governo federal anunciou um novo auxílio emergencial de 850 reais por mês para os trabalhadores informais, autônomos, desempregados e beneficiários do Bolsa Família que foram afetados pela pandemia de Covid-19. O benefício será pago em quatro parcelas, de setembro a dezembro de 2023, e terá regras mais restritas do que o auxílio anterior, que terminou em julho de 2023. Veja como sacar o novo auxílio de 850 reais.

Quem tem direito ao novo auxílio de 850 reais?

Para ter direito ao novo auxílio de 850 reais, é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter mais de 18 anos, exceto no caso de mães adolescentes.
  • Não ter emprego formal ativo.
  • Não receber benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família ou o abono salarial.
  • Ter renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo (550 reais) ou renda familiar mensal total de até três salários mínimos (3.300 reais).
  • Não ter recebido em 2023 rendimentos tributáveis acima de 28.559,70 reais.
  • Não possuir bens ou direitos no valor total superior a 300 mil reais em 31 de dezembro de 2023.
  • Não ter sido incluído na declaração do Imposto de Renda de 2023 como dependente na condição de cônjuge, companheiro, filho ou enteado.
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 31 de agosto de 2023 ou ter recebido o auxílio emergencial em 2022.

Como se cadastrar para receber o novo auxílio de 850 reais?

Os trabalhadores que já estão inscritos no CadÚnico ou que receberam o auxílio emergencial em 2022 não precisam se cadastrar novamente para receber o novo auxílio de 850 reais. Eles serão automaticamente avaliados pelo governo e receberão uma mensagem no aplicativo Caixa Tem informando se têm ou não direito ao benefício.

Os trabalhadores que não estão inscritos no CadÚnico e que não receberam o auxílio emergencial em 2022 devem fazer o cadastro pelo site [auxilio.caixa.gov.br] ou pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, disponível para Android e iOS. O cadastro deve ser feito até o dia 30 de setembro de 2023.

Como consultar se tem direito ao novo auxílio de 850 reais?

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao novo auxílio de 850 reais pelo site [consultaauxilio.cidadania.gov.br] ou pelo aplicativo Caixa Tem, informando o CPF, o nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe. O site e o aplicativo também informam o valor e a data do pagamento do benefício.

Como receber o novo auxílio de 850 reais?

O novo auxílio de 850 reais será pago por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite fazer compras online e em lojas físicas com um cartão virtual, pagar boletos e contas domésticas e fazer transferências bancárias sem custo. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Os beneficiários do Bolsa Família receberão o novo auxílio de 850 reais da mesma forma que recebem o benefício atual, pelo cartão do programa ou pela conta Caixa Fácil. Eles poderão sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Quando receber o novo auxílio de 850 reais?

O calendário de pagamento do novo auxílio de 850 reais será definido pelo Ministério da Cidadania e pela Caixa Econômica Federal e divulgado em breve. O governo informou que o pagamento da primeira parcela começará em setembro de 2023 e seguirá um cronograma baseado no mês de nascimento dos beneficiários.

Os beneficiários do Bolsa Família receberão o novo auxílio de 850 reais de acordo com o calendário habitual do programa, que é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS).

Como sacar o novo auxílio de 850 reais?

Os beneficiários que receberem o novo auxílio de 850 reais pelo aplicativo Caixa Tem poderão sacar o dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui, sem a necessidade de cartão. Para isso, é preciso gerar um código no aplicativo e informá-lo no momento do saque.

O saque do novo auxílio de 850 reais seguirá um calendário diferente do pagamento, que será definido pelo governo e pela Caixa Econômica Federal. O objetivo é evitar aglomerações nas agências bancárias e reduzir o risco de contágio pelo coronavírus.

Quais são as regras para manter o novo auxílio de 850 reais?

Os beneficiários do novo auxílio de 850 reais devem estar atentos às regras para manter o benefício. O governo fará uma revisão mensal dos dados dos beneficiários para verificar se eles continuam cumprindo os requisitos. Caso contrário, o benefício será cancelado.

Algumas situações que podem levar ao cancelamento do novo auxílio de 850 reais são:

  • Conseguir um emprego formal.
  • Receber outro benefício federal, exceto o Bolsa Família ou o abono salarial.
  • Ter aumento da renda familiar acima dos limites estabelecidos.
  • Ser incluído como dependente na declaração do Imposto de Renda de outra pessoa.
  • Falecer.

Quais são os cuidados para evitar golpes com o novo auxílio de 850 reais?

Os beneficiários do novo auxílio de 850 reais devem tomar cuidado para evitar golpes e fraudes com o benefício. Algumas dicas para se proteger são:

  • Não fornecer dados pessoais ou bancários a desconhecidos por telefone, e-mail, SMS ou redes sociais.
  • Não pagar nenhum valor para receber o benefício ou para fazer o cadastro.
  • Não acessar links suspeitos ou baixar aplicativos falsos que prometem o benefício.
  • Verificar se o site ou o aplicativo é oficial do governo ou da Caixa Econômica Federal.
  • Denunciar qualquer tentativa de golpe pelo site [Fala.BR] ou pelo telefone 121.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *